Cinco farmácias encerradas por violar normas sanitárias
30
A venda de medicamentos de uso exclusivo do Sistema Nacional de Saúde (SNS), fora do prazo de validade e, em condições inadequadas de higiene e conservação culminou na apreensão dos produtos de saúde e encerramento de pelo menos cinco farmácias as províncias de Gaza, Nampula e Niassa.
A acção resulta das actividades inspectivas realizadas semana finda, pelas delegações regionais Sul e Norte da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos (ANARME). Em Gaza, as equipas visitaram e determinaram o encerramento de três farmácias nos distritos de Chibuto e Chonguene.
Nos locais foram constatadas graves deficiências relacionadas com as condições de limpeza e higiene dos estabelecimentos e incumprimento de outras normas de funcionamento e boas práticas farmacêuticas, bem como a existência de medicamentos com o prazo de validade vencido, colocando em risco a qualidade dos fármacos e a segurança dos utentes.