14
Os funcionários e agentes do Estado constituem a peça-chave na construção, consolidação e desenvolvimento do país. Por isso, o Presidente da República reconhece o contributo diário destes servidores públicos, sublinhando o seu compromisso, de dicação e espírito de missão na prestação de serviços aos cidadãos em todo o território nacional.
Esta mensagem foi endereçada pelo Chefe do Estado a todos os funcionários públicos pela passagem, hoje, do 23 de Junho, Dia Internacional da Função Pública, cuja celebração decorre sob o lema “Transformar as Instituições Públicas: Promovendo a Inovação, a Participação e a Inclusão”, que reflecte os desafios actuais da Administração Pública e a necessidade de aprofundar a sua modernização.
Na missiva, o Presidente da República reafirma o compromisso do Governo com a construção de um Estado moderno, eficiente, transparente e orientado para resultados, sublinhando a importância de tornar as instituições públicas à altura das expectativas dos cidadãos.
Nesse contexto, destaca a necessidade de simplificar procedimentos, eliminar burocracias excessivas, acelerar a digitalização dos serviços e reforçar a transparência e a prestação de contas na Administração Pública.